quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projecto da Agenda 21 do Concelho de Loulé - "FuturEscolas - Hortas Sustentáveis" - A Vermicompostagem


Os alunos das turmas 8ºE e CEF 3 – Jardinagem e Espaços Verdes iniciaram no dia 4 de Novembro as actividades no âmbito do projecto FuturEscolas – Hortas Sustentáveis”, com uma sessão teórica sobre gestão de resíduos e “Vermicompostagem”, ministrada pelo Eng. Nelson Lourenço e a Dra. Sónia Coelho da empresa Futuramb. O Projecto é financiado pela Câmara Municipal de Loulé em parceria com a empresa Futuramb e no âmbito da Agenda 21 Escolar do Concelho de Loulé. Decorrerá ao longo de todo o ano lectivo e centrar-se-á em actividades de Vermicompostagem, onde se irá proceder à montagem de um vermicompostor e construção de um canteiro de Vermicompostagem com produção de um composto que será utilizado numa das hortas pedagógicas do curso CEF de Jardinagem e Espaços Verdes da Escola Básica 2, 3 Dr. António de Sousa Agostinho.

O que é a Vermicompostagem?
A vermicompostagem não é mais que um processo no qual as minhocas (na sua grande maioria) e outros seres intervêm no processo normal de degradação da matéria orgânica, ou seja, da compostagem. A vermicompostagem é, portanto, um complemento do processo de compostagem, promovendo uma qualidade superior ao produto final, o húmus de minhoca – estável e de pH neutro, em resultado dos excrementos das minhocas, ricos em nutrientes e fauna microbiana. Qualquer um de nós pode realizar vermicompostagem, devolvendo ao solo a matéria orgânica de que este tanto necessita, bastando apenas um pouco de paciência e dedicação!

Objectivos do Projecto:
- Promover a redução de resíduos, a cidadania, conhecimento científico e a qualidade de vida nas escolas;
- Aprender a respeitar a natureza e os seres vivos vegetais como fonte de vida;
- Praticar o cultivo em modo de produção biológico/orgânico;
- Aprender os perigos que os adubos químicos e os pesticidas representam;
- Interiorizar nas crianças a extrema importância quer da compostagem, quer da vermicompostagem e a sua aplicação na vida prática do quotidiano, de modo a poderem divulgar estes conhecimentos junto da família e comunidade envolvente.

Fases do projecto:
- 1º período – Sessões teóricas sobre a correcta gestão dos resíduos, a vermicompostagem e a criação de um vermicompostor;
- 2º período – Recolha selectiva de resíduos orgânicos; 
                    - Montagem de um vermicompostor e construção de um canteiro de vermicompostagem (no qual é dado a conhecer ao aluno a actividade das minhocas no processo de compostagem);
                    - Aplicação do composto na horta pedagógica;
- período - Colheita dos produtos hortícolas da horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário