quinta-feira, 28 de abril de 2011

Actividades de Vermicompostagem com os alunos da Escola de Escanxinas

No dia 28 de Abril os alunos do CEF de Jardinagem procederam à plantação de alfaces e coentros utilizando o vermicomposto produzido no nosso canteiro.
VISITA DOS ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA DE ESCANXINAS
Os alunos do 2º ano da escola de Escanxinas acompanhados pela professora Maria do Carmo Pinchete visitaram a nossa escola onde tiveram a oportunidade de ver o canteiro de vermicompostagem e o vermicompostor e assistir à recolha do vermicomposto e à plantação das alfaces e coentros na horta pedagógica do CEF de Jardinagem. Com a colaboração dos alunos do CEF de Jardinagem e do Engenheiro Nelson Lourenço da Empresa Futuramb foi realizada, em simultâneo, uma sessão de esclarecimento sobre o processo de vermicompostagem.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Preparação da Horta para plantação de Alfaces e Coentros

No dia 27 de Abril os alunos André Raleiras, Pougla, Robim, Miguel e Rúben prepararam o terreno da horta pedagógica dividindo quatro talhões a fim de se proceder à plantação de alfaces e coentros utilizando o vermicomposto produzido.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Manutenção do Canteiro de Vermicompostagem

Durante a Interrupção Lectiva da Páscoa os alunos Miguel Pacheco e Rúben Horta procederam à manutenção do canteiro de vermicompostagem colocando borras de café e verificando os níveis de humidade do mesmo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vermicompostagem

No dia 31 de Março os alunos da turma 8ºE e do CEF de Jardinagem realizaram mais uma actividade no canteiro de Vermicompostagem. O vermicomposto está quase formado e os alunos dividiram o canteiro colocando todo o vermicomposto num dos lados do mesmo. Em seguida colocaram resíduos provenientes da cantina na outra parte do canteiro para que as minhocas se desloquem para esta zona. Após esta deslocação já poderemos aplicar o vermicomposto na horta.


No vermicompostor introduziram mais minhocas uma vez que devido à chuva muitas morreram. Colocaram em seguida aparas de madeira para reter a humidade excessiva e posteriormente alguns resíduos.

Foi ainda delimitado o espaço da horta onde serão plantadas alfaces e coentros com a aplicação do vermicomposto produzido.
Na semana seguinte (de 4 a 8 de Abril) os alunos foram introduzindo mais resíduos no canteiro de vermicompostagem.