sexta-feira, 25 de março de 2011

"Descasca" da Fava e da Ervilha

Hoje, dia 25 de Março a professora Sílvia Gago foi com o aluno Ruben Horta buscar umas palmeiras gentilmente oferecidas pela colega Paula Borges e alguns alunos estiveram a descascar as favas e as ervilhas da nossa horta.





quinta-feira, 24 de março de 2011

Trabalhos de Manutenção do Nosso Jardim, Colheita de Produtos Hortícolas e Promoção dos Produtos

Actividades realizadas no decurso das aulas da Componente Tecnológica do nosso Curso, no dia 24 de Março de 2011 

Manutenção do Jardim e das Hortas







Colheita de Produtos Hortícolas - Principalmente Favas e Ervilhas




Promoção dos Produtos Hortícolas



quarta-feira, 23 de março de 2011

MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES DA EB1 E JI DE S. JOÃO DA VENDA PELOS ALUNOS DO CEF DE JARDINAGEM

No dia 22 de Março, os alunos do CEF de Jardinagem e o aluno Daniel Mota (do apoio educativo), acompanhados pelo professor António Figueira deslocaram-se à EB1 e JI de S. João da Venda onde realizaram actividades de Manutenção dos Espaços Verdes, nomeadamente corte manual (tesoura) e mecânico (corta sebes) da sebe, eliminação de infestantes das caldeiras das árvores e abertura de uma cova para a plantação de uma palmeira de leque. Na escola EB 1 os alunos da turma de jardinagem tentaram plantar uma alfarrobeira e um medronheiro com a ajuda dos mais pequenos, mas devido às condições do terreno, tal não foi possível.
O aluno Daniel Mota foi o centro das atenções pois visitou a sua antiga escola e estava radiante por realizar as actividades de manutenção naquele espaço.  

terça-feira, 22 de março de 2011

Comemoração Do Dia Mundial Da Árvore no JI De Almancil – Instalação De Uma Horta Pedagógica pelos Alunos do CEF de Jardinagem

Os alunos do curso CEF de Jardinagem, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore, deslocaram-se ao Jardim de Infância de Almancil, no dia 21 de Março para, em articulação com os alunos do pré-escolar procederem à plantação de um medronheiro e de uma alfarrobeira. Realizaram ainda a sementeira/plantação de diversas espécies hortícolas (alfaces, salsa, coentros, espinafres e rabanetes), com a ajuda dos mais pequenos, no espaço destinado à horta pedagógica e que foi previamente preparado pelos alunos do 8ºE. Os alunos foram muito bem recebidos pela Educadora Isabel Caio que lhes preparou um lanche. Ainda houve tempo para umas brincadeiras com os mais pequenos que estavam muito felizes com a presença dos colegas mais velhos.

Slideshow com as Actividades Realizadas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Preparação do Terreno Para a Instalação de uma Horta Pedagógica no JI de Almancil realizada pelos Alunos do 8º E

No dia 17 de Março, os alunos do 8ºE que se encontram a frequentar as actividades de jardinagem na disciplina de Acompanhamento de estágios, acompanhados pelos professores António Figueira e Sílvia Gago realizaram actividades de preparação do terreno (mobilização, adubação e delimitação do espaço) no Jardim de Infância de Almancil, para a instalação de uma horta pedagógica. Esta actividade consta do Plano Anual de Actividades do JI de Almancil e do Curso de CEF de Jardinagem e foi planeada em articulação com a Coordenadora do pré-escolar do JI de Almancil, Isabel Caio e com as Educadoras titulares de turma/grupo. Pretende-se instalar uma horta pedagógica neste espaço no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore, dia 21 de Março, trabalho que será executado pelos alunos do CEF de Jardinagem.  
Os alunos do 8ºE que frequentam as actividades de acompanhamento de crianças também estiveram presentes no JI de Almancil com a Prof. Elsa Viana. Estes alunos acompanharam as crianças do JI e assistiram aos trabalhos na futura horta pedagógica.

Slideshow com as Actividades Realizadas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Visita à Empresa JardimVista

Hoje, dia 2 de Março, os alunos foram a pé, acompanhados pelo professor das disciplinas da Componente Tecnológica, Professor António Figueira visitar as instalações da Empresa JardimVista. Esta empresa tem sido parceira do nosso agrupamento e recebeu, em anos anteriores, vários formandos da nossa escola, na formação em contexto de trabalho (estágio). Espera-se que no presente ano, a empresa venha novamente a receber formandos do nosso curso.  Hoje os alunos foram muito bem recebidos pelo Director de Manutenção de Jardins, o Engenheiro Frederico Branco e o Director de Marketing, Jorge Cabaço que realizaram a visita guiada às instalações da empresa e explicaram o funcionamento da mesma.


 

 




terça-feira, 1 de março de 2011

Novidades no nosso Jardim

A nossa amendoeira está linda, está em Flor!

Hoje descobrimos que o nosso pinheiro foi atacado pela lagarta dos pinheiros, mas já estamos a tratar de acabar com este "bicharoco".
Na nossa horta encontrava-se uma pequena árvore que não foi plantada no sitio mais correcto pelo que, infelizmente teve de ser retirada.


Outras Actividades


 Rafael Fernandes da turma 8º E ajuda os colegas de Jardinagem na Manutenção dos espaços verdes utilizando a roçadora (foto à esquerda) e o aluno Mihai Cheliverde rega o jardim (à direita).