sexta-feira, 12 de março de 2010

Seminário Educação/Formação e Empregabilidade

Realizou-se no dia 11 de Março, na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, escola sede do Agrupamento Vertical de Almancil, o Seminário «Educação/Formação e Empregabilidade». Contou-se com a presença e participação de ilustres oradores: Dr. Luís Correia, Director Regional de Educação do Algarve; Dr.ª Teresa Menalha, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loulé; Dr.ª Manuela Major, da Direcção Regional de Educação do Algarve; Dr.ª Sandra Azenhas, do Insituto de Emprego e Formação Profissional de Loulé; Dr.ª Fátima Coelho, da Região de Turismo do Algarve; Eng.º João Fernandes, Director da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve; Eng.º Francisco Neto, Presidente da Associação Empresarial de Almancil; Filipa Vácondeus, conceituada chefe de cozinha; Amílcar Malhó, jornalista e director do Jornal Sabores; Dr. Jorge Cabaço e Eng.º Frederico Branco, da empresa Jardim Vista; e, Eng.ª Ana Feliciano, da empresa Pinheiros Altos. A abertura e encerramento do evento estiveram a cargo do Dr. Rui Filipe, Director do Agrupamento Vertical de Almancil.
A Professora Ana Coutinho, Coordenadora dos CEF, fez o balanço dos cinco anos de existência destes cursos nesta escola. Foram ainda oradores, seis ex-alunos dos cursos de educação e formação (CEF) de Empregado de Mesa e de Jardinagem (Tiago, Rúben e Miguel), que partilharam com os seminaristas a sua experiência escolar e profissional e a importância desta formação na sua empregabilidade.
A plateia era composta pelos alunos dos cursos de educação e formação, das turmas de percurso curricular alternativo e do 9.º ano da escola, bem como por alunos das escolas EB2,3 do Alvor, Lagos (Naus) e Faro (Dr. Joaquim Magalhães) e da Escola Secundária de Portimão. Estiveram ainda docentes em representação das escolas EB 2,3 de São Brás de Alportel, Salir e Algoz. A Dr.ª Edite Machado, Chefe da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Loulé, honrou-nos igualmente com a sua presença.
Esta actividade foi promovida no âmbito do projecto Escolinha do Gosto, projecto este que é dinamizado pelas equipas dos CEF de empregado de mesa, cozinha e jardinagem da nossa escola.
Ver noticia





 Ex Alunos do CEF de Jardinagem têm uma intervenção no Seminário: Tiago (2005/2007); Rúben e Miguel (2007/2009)

Alguns alunos do CEF de Jardinagem com a Professora Sílvia Gago (Directora de Turma) e o Professor António Figueira (Professor das disciplinas da Componente Tecnológica do Curso), na passadeira vermelha, após o Seminário.